Qwiki

Qwiki
Slogan Introducing the information experience
Gênero Serviço de pesquisas
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Inglês
Lançamento Setembro, 2009
Posição no Alexa 1 918 527 ()
Desenvolvedor Doug Imbruce,Louis Monier,Jay Oh,Gregory Smith
Endereço eletrônico www.qwiki.com

Até recentemente o Qwiki era um site que permitia aos seus usuários pesquisarem quaisquer assuntos e receberem o resultado em tempo real através de um vídeo interativo [1][2]. Os vídeos são criados a cada consulta, não sendo pré estabelecidos, já que o conteúdo dos temas consultados podem receber novas informações a cada segundo.

Em Janeiro de 2011 o brasileiro Eduardo Saverin - co-fundador do Facebook - investiu US$ 8 milhões no Qwiki [3][4][5]. No mesmo período, o publisher Claudio J S Junior foi convidado para testar a versão alfa antes do lançamento para o público em geral. Em sua avaliação, considerou o Qwiki uma ferramenta de tão grande importância quanto o Google, Wikipédia ou o Youtube e de que, num futuro próximo, ele poderá ser um dos mais acessados do mundo para pesquisas.

Esta promessa não se confirmou. Em fevereiro de 2013, o serviço foi desativado e as funções reunidas num aplicativo mobile, com versão para iPhone, que se resume a montar vídeos e disponibilizá-los em redes sociais, por exemplo, num perfil de uso mais próximo ao de outros aplicativos de compartilhamento de experiências, vídeos e fotos.


Referências

  1. Carlos Merigo. «Qwiki: A experiência do consumo de informação». BrainStorm9. Consultado em 22 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 11 de dezembro de 2010 
  2. Felipe Arruda. «Qwiki: uma enciclopédia como você nunca viu!». Tecmundo 
  3. «"Brasileiro do Facebook" investe em startup». Terra Tecnologia 
  4. André Machado. «Brasileiro do Facebook investe no Qwiki, espécie de enciclopédia online interativa». O Globo 
  5. «Brasileiro co-fundador do Facebook investe na Qwiki». Olhar Digital 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Nelliwinne